Arquivos mensais: novembro 2013

Motorola registra patente de tatuagem com microfone que é gravada no pescoço

       35830.51902-Tatuagem-eletronica

Se você é daquelas pessoas que adoram ficar horas falando no celular, com certeza já se cansou de ficar segurando o aparelho próximo ao rosto. E a Motorola, sabendo que isso acontece, pensou em uma forma inusitada de acabar com esse problema: um microfone para smartphones e outros aparelhos móveis em forma de tatuagem, que é gravado no seu pescoço.

O pessoal do Engadget descobriu que a empresa entrou com um pedido de registro em maio de 2012 no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO, na sigla em inglês). Os documentos afirmam que a tecnologia captaria o som ao identificar as “flutuações do músculo ou do tecido da garganta” e, a partir daí, enviaria os dados para dispositivos eletrônicos via conexão wireless (sem fio). A novidade ainda viria equipada com NFC e Bluetooth e uma micro-bateria que “pode ou não ser recarregável”.

Não é informado se a tatuagem é algo permanente – aquela desenhada na pele com agulhas conforme o método tradicional – ou se trata apenas de um tipo de adesivo colado ao corpo, mas que pode ser removido posteriormente. Fato é que o acessório, além de quase transformar o usuário em um ciborgue, poderia evitar levar o celular à boca todas as vezes que fosse necessário atender a uma ligação telefônica.

Deve levar bastante tempo até que essa tecnologia chegue ao consumidor, já que as companhias têm o costume de registrar patentes de todos os tipos mesmo sem lançar os produtos descritos nesses documentos.

35834.51904-Motorola-tatuagem-eletronica

Fonte: Canaltech

Nikon processa Polaroid por infração de patentes da câmera Nikon J1

Segundo a fabricante, a câmera Polaroid iM1836 tem o design claramente copiado do dispositivo japonês

98357954915152052

Se você pensa que somente os smartphones e tablets possuem entraves judiciais por causa de acusações referentes a patentes infringidas, está muito enganado. Câmeras fotográficas também passam por situações desse tipo e a prova mais recente é o processo que a Nikon está movendo contra a Polaroid — que atualmente é propriedade da Sakar International — nos tribunais norte-americanos.

Segundo a Nikon, a câmera Polaroid iM1836 possui design que foi copiado da Nikon J1 — é realmente difícil não notar algumas semelhanças quando as observamos lado a lado. A empresa japonesa afirma que tentou entrar em acordo extrajudicial com a Polaroid, mas não obteve resultados. Por essa razão, entrou com a ação nos tribunais dos Estados Unidos.

A Nikon afirma, em uma nota oficial, que destina boa parte de seus esforços para criar designs diferentes e inovadores para os seus consumidores — sendo eles diferentes dos apresentados pelos concorrentes. Ainda não há informações sobre as datas dos julgamentos e também não há detalhes sobre o processo — ou seja, não há informações sobre as exigências da Nikon em relação à Polaroid.

                         98357954915152121-t640

Até o momento não foi revelado se a Nikon deseja barrar as vendas da Polaroid iM1836 ou se apenas deseja ter o pagamento do uso das patentes infringidas. Agora que você já ficou sabendo do caso e analisou as imagens das duas câmeras, você acha que realmente ocorreu uma inspiração da Polaroid na produção das câmeras digitais ou são apenas coincidências?

Fonte: Tecmundo